Maranhão Agora - Blog Maranhão Agora

PREVINE BRASIL: PAÇO DO LUMIAR É DESTAQUE ENTRE OS MUNICÍPIOS DA GRANDE ILHA E ALAVANCA 35 POSIÇÕES NO RANKING DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

 

 

 

 

Publicação: 03 de outubro de 2023

 

 

A gestão do município, sob a batuta da prefeita Paula Azevedo(PcdoB), tem muito o que comemorar. Nos últimos meses, a equipe da Secretaria de Saúde de Paço do Lumiar trabalhou, incansavelmente, para obter os resultados divulgados pelo Previne Brasil 2023, programa instituído pelo Ministério da Saúde em 2019, que avalia as cidades em relação a alguns marcadores de bem-estar.

 

Com um aumento de 48,22% do Q1 para o Q2 de 2023, em termos de colocação, Paço do Lumiar subiu 35 posições conseguindo alavancar no ranking de Indicadores de Desempenho do programa. Em comparação com os 5 municípios da Grande Ilha, a cidade luminense ocupou o 3º lugar.

 

O Programa se baseia no banco de dados e processamento do Sisab – Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica. O envio dos dados é realizado através de sistemas de informações, principalmente pelo e-SUS. O sistema integrado em toda a rede de saúde, permite que todo o histórico dos pacientes seja compartilhado e otimiza atualizações e as principais demandas.

 

“Esse desfecho é bastante satisfatório para a equipe de assistência sanitária, principalmente da Atenção Primária, que trabalhou incansavelmente nos últimos meses para que chegássemos a esse ponto. Esse resultado do Previne Brasil mostra que estamos no caminho certo!”, frisa a secretária de Saúde de Paço do Lumiar, Danielle Oliveira.

 

EFEITOS PRÁTICO DESSE RESULTADO:

A partir dos números acima divulgados, é realizado a classificação e também a forma de repasse de transferência mensal de verbas públicas para as prefeituras. De acordo com a última publicação, o município Luminense aparece em posição de destaque entre os municípios da Grande Ilha, com nota 7,1.

 

A Iniciativa sanitária monitora vários indicadores, entre eles, as consultas de pré-natal, atendimento odontológico na gestação, realização de testes para sífilis e HIV em gestantes, cobertura de exames citopatológicos, vacinação, acompanhamento de pessoas hipertensas e solicitação de hemoglobina glicada para indivíduos com diabetes.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*