A eviltante canadense BRK é conhecida popularmente pela alcunha depreciativa “BRKava” em Paço do Lumiar e São José de Ribamar, a titulatura é devido às constantes, numerosas, frequentes, repetidas e obstinadas intervenções na rede de abastecimento que requerem grandes escavações prejudicando a malha asfáltica dos municipios em questão entre outros problemas, deixando para trás um péssimo trabalho de recuperação do asfalto, “quando deixa né”, como se não devesse um reparo de excelência no que destruiu o que logo desmorona proporcionando prejuízos ao erário público e a população em si.
Ocorre que a “BRKava”, não! digo, BRK vem terceirizando seus serviços de manutenção da rede desde o início do contrato danoso feito na época do Prefeito Josemar Sobreiro que deixou essa herança maldita para o povo de Paço do Lumiar, então, sempre que a BRKava troca suas terceirizadas, as novas empresas na ânsia de mostrar merecimento pelo gordo contrato celebrado com a grande multinacional, crivam de buracos repetidamente todos os pontos que foram aplicadas intervenções anteriormente por outras empresas terceirizadas. Este ano “até parece deboche”, mas o período chuvoso foi a época ideal para a BRK reiniciar suas proezas, o que não é nenhuma novidade, só que ultimamente a BRK passou todo o período da estiagem das chuvas sem fazer aparentemente grandes atividades nesse sentido, mas foi só a chuva começar que a BRKava ja foi cavar de novo, e todos pensando que já era a redenção da BRK… ledo engano, “oh furo!”
Por causa desse comportamento destrutivo nos municípios por parte da BRK é que a empresa configura entre as três primeiras no ranking de reclamações de 2020 do PROCON-MA perdendo apenas para as campeãs “OI e Pitágoras”, (chupa essa manga luminense), mas não é apenas isso que faz parte do arcabouço da incompetência desta canadense. Por diversas vezes durante suas intervenções na rede de abastecimento a famigerada BRK simplesmente se nega a avisar com antecedência aos seus clientes que o abastecimento será interrompido deixando todos a ver navios no deserto e sem nenhuma satisfação.
A exemplo do dia de hoje, 16 de Março 2021, mais uma vez bairros como o Maiobão em Paço do Lumiar tiveram seu abastecimento negligenciado durante todo dia. A empresa simplesmente sem aviso algum suspendeu o abastecimento de água para inúmeras residências.
É inacreditável que mesmo diante de tantas denúncias, mesmo depois de diversas vezes ter que encarar os tribunais por variados motivos a canadense não consegue se alinhar e nem mesmo cumprir com obrigações básicas desrespeitando toda a sociedade luminense e ribamarense vez ou outra, contumaz e impunemente vai se esquivando da frágil justiça maranhense que parece não ter força diante da grande multinacional como ficou claro em decisões dos tribunais num passado não tão distante.
Fora tudo isso existem questões contratuais que rezam a construção de novas e eficientes ET’S (Estações de Tratamento de Esgoto) que nunca saíram do papel… mas isso é questão que debatermos em outra oportunidade.