Maranhão Agora - Blog Maranhão Agora

PAÇO DO LUMIAR: PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR ABRE OFICIALMENTE A III SEMANA MUNICIPAL DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS

 

Publicação: 23 de junho de 2023

 

O Papel da Saúde, Educação e Assistência Social na Construção da Política sobre Drogas é o tema central da III Semana Municipal de Políticas sobre Drogas de Paço do Lumiar, que teve início nesta quinta-feira (22).

 

A solenidade de abertura do evento foi realizada no Auditório do Centro Administrativo de Paço do Lumiar e contou com a presença da prefeita Paula Azevedo(PCdoB), da secretária Municipal de Direitos Humanos Hélica Silva e dezenas de estudantes da CE Robson Martins e Domingos Vieira Filho e da UEB Bandeira Tribuzzi.

 

O evento visa a difusão de informações sobre os problemas decorrentes do uso de drogas, com a promoção de debates públicos e divulgação de boas práticas de prevenção, tratamento, acolhimento e reinserção social e econômica dos usuários de drogas. A programação inclui rodas de conversa, palestras e relatos de experiências em escolas e outros espaços de atendimento do Executivo Luminense.

 

Aproximadamente 80 pessoas, entre estudantes e adultos atendidos pelas Comunidades Terapêuticas (CTs), participaram da mesa de discussões no primeiro dia de atividades. A realização da Semana Municipal de Políticas sobre Drogas responde não só à necessidade imposta pela Lei Federal 11.840, de 23 de agosto de 2006, que trata das Políticas Públicas sobre Drogas, mas, também, a uma necessidade real do município de atender a grande demanda de usuários e dependentes de drogas.

 

“Teremos uma semana cheia de atividades, que, com certeza, irão enriquecer as discussões e trazer à luz novas ideias e projetos para trabalharmos na ampliação da política sobre drogas já existente na nossa cidade. Esta é uma realidade do Brasil inteiro e por aqui não é diferente. Vencer a guerra contra a drogas é desafio de todos nós, dentro e fora das escolas’’, disse a prefeita.

 

Também participaram da mesa de abertura do evento o vice-presidente do Conselho Municipal de Política sobre Drogas Rosangela Pereira e o coordenador da Juventude Ivan Cliger. Após a solenidade de abertura, foram realizadas três palestras e um relato de experiência que trataram, entre outras coisas, sobre as causas sociais do consumo de drogas, o papel preventivo da Educação, e a violação de direitos com relação à dependência do álcool e outras drogas.

 

Ana Clara, de 15 anos, estuda no CE Robson Martins e ficou atenta a tudo. “Quanto mais a gente fala sobre este assunto, mas precisamos debater. Em nossa escola, o combate às drogas é um tema muito abordado, porém ainda vejo que tem muito tabu”, disse a estudante do 1º ano.

 

Estudante do CE Domingos Vieira Filho, David Gabriel, também reforçou a necessidade de falar sobre o assunto.
“A droga está no cotidiano e é importante conscientizar os adolescentes, objetivando que os mesmos não entrem neste caminho, que muitas vezes não tem volta”, disse.

 

A realização do encontro é uma realização da Divisão de Enfrentamento à Violência e às Drogas, ligada à Coordenação da Juventude da Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMDHU). Todo o trabalho está focado na perspectiva da Política sobre Drogas para a Garantia dos Direitos Humanos em Saúde, Educação e Assistência Social.

 

“É de fundamental importância debater e realizar ações práticas de políticas sobre drogas para aperfeiçoar os mecanismos legais, programas e projetos que garantam a proteção e prevenção, tanto para o usuário quanto para a família. Importante, também, esclarecer sobre as consequências e transtornos que o uso de substâncias psicoativas causam ao usuário, à família e à sociedade de forma em geral, a exemplo dos prejuízos à saúde, ao desempenho no trabalho, e os conflitos familiares; além das questões de infrações penais e práticas de violências”, finalizou a titular da SEMDHU- Hélica Silva.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*