Publicação: 06 de maio de 2023
A meta é elevar de 22 para 60 o número de equipes de saúde da família, transformando o município em referência na atenção primária.
A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob a batuta da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), não tem medido esforços para implementar ações que reverberem em uma prestação de serviço, além de qualificada, ininterrupta aos munícipes. Como forma de reconhecimento ao trabalho, a gestora vem recebendo vários apoios, independente de bandeira partidária, há exemplo do deputado estadual Carlos Lula(PSB).
Ao lado da prefeita, o deputado tem trabalhado em conjunto para assegurar melhorias significativas na saúde no município. No sábado(03), inclusive, foi fruto de uma articulação do parlamentar, a presença do secretário Nacional de Atenção Primária do Ministério da Saúde- o médico sanitarista Nésio Fernandes na Ação Social que faz parte do projeto “Paço Saúde Avançando”.
O reflexo positivo dessa parceria, segundo a prefeita, é audaciosa, porém possível, já que almeja ampliar o número de equipes do Programa Saúde da Familia- PSF. “Atualmente, dispomos de 22 grupos, mas nos próximos meses, com a ajuda do deputado, iremos ampliar ao máximo de 60”, explicou a gestora, que não esconde a felicidade pelo trabalho que vem sendo realizado.
O esforço conjunto de ambos, representa um avanço significativo na oferta de serviços, “Além de uma das ambulâncias entregues recentemente, que vai permitir o atendimento do Samu, já que a outra adveio do também deputado Pará Figueiredo, o dinamismo de Carlos Lula foi essencial nesse processo, pois ele utilizou sua influência técnica e política junto ao Ministério da Saúde, objetivando expandir nossa atuação”, finalizou Paula Azevedo.
Para o deputado, a gestão municipal foi decisiva, liderando ações locais e demonstrando seu compromisso com quem precisa. “O nosso papel, enquanto parlamentar, é justamente o de trabalhar em prol do povo. Fico muito feliz em contribuir para que em um futuro próximo, o cidadão possa dispor dos benefícios que essa ampliação resultará, possibilitando, assim, um atendimento mais rápido e eficiente”, explicou Lula.
Para a secretaria de Saúde do município- Danielle Oliveira- a atividade conjunta envolvendo atores dos Poderes Federal, Estadual e Municipal demonstra o empenho das autoridades na busca por soluções frente aos desafios enfrentados no setor. “Essa articulação bem-sucedida é motivo de comemoração para nossa cidade, que vai poder contar com uma rede de atenção básica ampla e com conhecimento técnico, contribuindo, de maneira significativa, para melhorar a qualidade de vida dos que aqui vivem, promovendo a prevenção e o tratamento adequado de doenças”, concluiu a titular da pasta.