Maranhão Agora - Blog Maranhão Agora

PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR INVESTE NA QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

 

 

Publicação: 12 de agosto de 2023

 

 

Foto: DIEGO CHAVES

 

 

legenda: Agentes Comunitários e Agentes de Endemias recebem certificação de formação técnica .

 

A prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na manhã desta sexta-feira(11), a solenidade de encerramento dos Cursos Técnicos em Agente Comunitário de Saúde, para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias direcionado aos Agentes de Combate às Endemias (ACE).

 

O “Projeto Saúde com Agente” é uma parceria da UFRGS com o Ministério da Saúde e Conasems juntamente com os municípios . Durante o ato, bastante concorrido diga-se de passagem, a prefeita Paula Azevedo(PCdoB) falou da importância de investir na qualificação técnica das categorias.

 

“É fundamental a valorização desses profissionais, e quem sai ganhando é a população do nosso município. Não estamos medindo esforços para atender às demandas da categoria, e a capacitação profissional é um desse pilares”, pontou a prefeita Paula. O “Programa Saúde com Agente” foi criado para fortalecer a política de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da formação ampla dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE).

 

Em sua fala, a secretária Municipal de Saúde- Danielle Oliveira – explicou que o curso é um dos maiores programas de formação técnica na área da saúde. “Além de qualificar, essa formação também reforça a valorização dos técnicos, reconhecendo a importância do trabalho que desempenham na comunidade”, disse a titular da pasta.

 

ALTO INVESTIMENTO:
De acordo com o MS, mais de R$ 388 milhões serão investidos nesse projeto, que foi criado para cumprir o dispositivo legal que ampliou as atribuições dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, objetivando oferecer qualificação técnica para 200 mil profissionais da área em todo o Brasil.

A formação foi realizada no formato semipresencial, com carga horária de 1.275 horas e duração mínima de 10 meses.

Categoria: Notícias

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*