Maranhão Agora - Blog Maranhão Agora

SÃO BERNARDO-MA: MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PEDE PRISÃO DO PREFEITO DE SÃO BERNARDO

João Igor, prefeito de são Bernardo do Maranhão 

 

 

 

Publicação:28 de outubro de 2024

 

 

 

O Ministério Público do Maranhão solicitou a condenação do prefeito de São Bernardo, João Igor Vieira Carvalho, por improbidade administrativa. O pedido, registrado no processo nº 1023979-24.2024.4.01.3700, busca a responsabilização do prefeito, que poderá enfrentar sérias consequências legais.

 

 

As acusações incluem a possibilidade de perda do cargo, suspensão dos direitos políticos por um período que varia de três a cinco anos, e a imposição de uma multa que pode chegar a até 100 vezes a sua remuneração como prefeito. Além disso, João Igor ficaria impedido de contratar ou receber benefícios do Poder Público por um prazo de três anos.

 

 

O caso levanta preocupações sobre a ética na gestão pública e a necessidade de responsabilização dos agentes políticos. As autoridades e a população aguardam o desenrolar do processo, que pode ter um impacto significativo na administração municipal.

MA 2024 : 11 (onze) MUNICÍPIOS ESTÃO COM PREFEITOS ELEITOS SUB JUDICE: TODOS SERÃO DIPLOMADOS E ASSUMIRÃO OS CARGOS NORMALMENTE, MAS CASO HAJA O INDEFERIMENTO POSTERIOR DO REGISTRO, COM TRÂNSITO EM JULGADO, SERÃO IMEDIATAMENTE AFASTADOS

Batalha jurídica: veja sete dos onze prefeitos eleitos no Maranhão que ainda aguardam decisão de recursos

 

 

Publicação: 25 de outubro de 2024

 

 

 

O município de Bela Vista, no interior do Maranhão, teve duas eleições para prefeito em sequência, em 2020, sendo uma (suplementar) em janeiro e outra em novembro.

 

 

Isso porque o prefeito Orias de Oliveira Mendes, do PCdoB, que venceu em 2016, até preenchia os requisitos para ser candidato, mas cometeu abuso de poder como entendeu a Justiça Eleitoral. A decisão final, entretanto, só foi dada quatro anos após ele ter sido eleito, e com isso foi necessário realizar uma nova eleição.

 

 

Neste ano, dados coletados pelo blog do Antônio Martins alguns dias após o primeiro turno das eleições, mostram que 62 candidatos tiveram o registro de candidatura deferido, mas ainda aguardavam julgamento de recurso. Destes, 11 são relacionados a prefeitos eleitos.

 

 

Segundo as informações, das 16.835 candidaturas julgadas, apenas 16.014 foram deferidas. Os dados mostram que 327 renunciaram e 320 tiveram registros indeferidos.

 

 

O levantamento mostra ainda que 105 tiveram registro indeferido em prazo recursal ou com recurso; 3 tiveram registros cancelados e 2 aparecem com pedido não conhecido. Apenas um caso de falecimento foi registrado e um registro está pendente de julgamento.

 

 

Bequimão é o único município que não tem prefeito eleito, conforme já revelamos. Por lá, o candidato mais votado aparece com registro sub judice ostentando o status de candidato até que haja o trânsito em julgado da decisão.

 

Como na cidade bequimoense quem venceu está com registro indeferido com recurso, ele não poderá ser diplomado e nem empossado, nos termos do artigo 220 da Resolução TSE 23.611.

 

 

A situação é totalmente oposta dos onze prefeitos eleitos que estão com o registro deferido com recurso. Neste caso, os votos são considerados válidos para todos os fins, salvo se houver reversão da decisão e indeferimento do registro.

 

 

Esses candidatos serão diplomados e assumirão seus cargos normalmente. Caso haja o indeferimento posterior do registro, com trânsito em julgado, serão imediatamente afastados dos cargos.

 

 

Confira a seguir a relação das cidades onde os prefeitos eleitos ainda aguardam decisão de recursos:

 

 

1. Araioses – Neto Carvalho (PDT)

 

 

2. Axixá – Roberta Barreto (MDB)

 

 

3. Barreirinhas – Vinicius Vale (MDB)

 

 

4. Coroatá – Edimar Vaqueiro (PSB)

 

 

5. Lago Verde – Alex Almeida (PP)

 

 

6. Mata Roma – Besaliel (PDT)

 

 

7. Paço do Lumiar – Fred Campos (PSB)

 

 

8. Sucupira do Norte – Marcony (MDB)

 

 

9. São João Batista – Mecinho (Republicanos)

 

 

10. São João do Paraíso – Marcos Vinicius (MDB)

 

 

11. Turiaçu – Edesio Cavalcanti (Republicanos)

 

 

 

Fonte: Blog Antônio Martins

PAÇO DO LUMIAR: TERCEIRIZADOS DA EMPRESA PRIMAR QUE PRESTA SERVIÇOS PARA PREFEITURA DE PAÇO DO LUMIAR, AMEAÇAM GREVE POR SALÁRIOS ATRASADOS A 3 MESES

 

 

Publicação: 22 de outubro de 2024

 

 

Nas redes sociais, a empresa Primar, terceirizada que presta serviço para a prefeitura de Paço do Lumiar juntamente com seus colaboradores anunciam greve por tempo indeterminado, abaixo segue o comunicado:

 

 

Bom dia a todos.

Os trabalhadores e trabalhadoras da empresa primar Devido a empresa não conseguir fazer o pagamento dos salários atrasados.

e secretaria de educação municipal de paço do Lumia não realizou o pagamento da empresa todos os trabalhadores e trabalhadoras ficam em casa ate a que seja resolvido o problema.

A empresa ainda comunicar:

Vou reforçar está nota através de notificação extra judicial.